Funcionários da Foxconn II aprovam calendário de compensações

Os funcionários dos blocos A e B da Foxconn II aprovaram em assembleia na tarde desta quinta-feira, 23, o calendário de compensações para o ano de 2015.

A proposta aprovada garante 11 dias de folga no período de Natal e Ano Novo e folgas nos dias 16 e 17 de fevereiro (Carnaval), como compensação pelo trabalho nos feriados de 21 de abril e 9 de julho e um aumento da carga horária em 10 minutos por dia entre 2 de março e 21 de abril (37 dias)

Leandro Cesar Viana Reis, diretor de base do Bloco B, disse que a proposta aprovada é a que apresenta mais vantagens para os funcionários da Foxconn, que vão trabalhar em dois feriados, mas em compensação terão um bom período de folga no final do ano.

Para a diretora de base do Bloco A, Vanessa Tatiane de Brito Neris,  disse que o aumento de carga de trabalho em 10 minutos por dia entre 2 de março e 21 de abril é uma solução que atende aos trabalhadores.

“Desde que começamos a divulgar as três propostas da empresa nos quadros de aviso, percebemos que essa (proposta 3) era a que tinha mais aceitação”.

O vice-presidente do Sindicato, Evandro Oliveira Santos, explicou também que as folgas dos dias 24 e 31 de dezembro são bà´nus da empresa que não precisarão ser compensados.

PLR (Participação nos Lucros e Resultados)

Os trabalhadores da Foxconn que durante o ano de 2014 cumpriram suas metas e só tiveram faltas justificadas receberam como Participação nos Lucros e Resultados um total de R$ 2.920,58 (R$ 500,00 em julho de 2014 e R$ 2.420,00 em janeiro de 2015).

Quem não teve meta alcançada, mas apenas faltas justificadas, recebeu R$ 2.308,00, sendo R$ 500,00 em julho de 2014 e R$ 2.308,00 em janeiro de 2015).

O diretor Leandro Reis lembrou que estão abertas as inscrições para os funcionários que queiram participar da comissão do PLR 2015.

Luta pelo aumento do vale alimentação

O Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista vai lutar pelo aumento do vale alimentação de R$ 131,00 para R$ 200,00, uma forte reivindicação dos trabalhadores da Foxconn.

Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí