Foco da última campanha salarial, CCT garante a integridade do metalúrgico

Em meio ao cenário sombrio gerado pela Reforma Trabalhista, a categoria metalúrgica está protegida debaixo do “guarda-chuva” da sua Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), documento importante e que foi foco da última Campanha Salarial.

Até a próxima data base, os trabalhadores estão assegurados por mais de 140 cláusulas que garantem muitos direitos, variando de acordo com cada grupo de negociação.

Para o presidente do Sindicato, Eliseu Silva Costa, a CCT é sinà´nimo de luta. “Nós sabemos o tamanho da carga histórica que este documento carrega. Grande parte das cláusulas foi fruto de greves, mobilizações e até embates violentos. E não importa a dificuldade, nós estaremos aqui sempre para defender e ampliar os nossos direitos”, garantiu.

Metalúrgico, é a Convenção Coletiva que lhe garante:

• Reajuste anual do salário, definido em negociação coletiva.
  • Adicional de, no mínimo, 35% para o trabalho realizado em horário noturno (atualmente a CLT garante 20%).
  • Horas extras trabalhadas com o adicional que variam de 50% a 150%.
  • Licença maternidade de até 180 dias (atualmente a CLT garante 120 dias).
  • Garantia de estabilidade de emprego ao trabalhador acidentado.
  • Garantia de emprego aos trabalhadores que estejam até 18 meses de adquirir o direito de aposentadoria, de acordo com o tempo de atuação na empresa.
  • Homologação no sindicato (a nova lei prevê que seja feita na empresa).

Aqui no site você consegue acessar, na íntegra, a Convenção Coletiva de Trabalho. Basta saber qual é o grupo patronal que a empresa onde você trabalha pertence.

Acesse CONVENà‡à•ES COLETIVAS E ADITAMENTOS