Federação dos Metalúrgicos: a epidemia e os trabalhadores

A Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, preocupada com o grave momento que o Brasil e o mundo vem enfrentando com a pandemia do coronavírus (COVID-19) e suas consequências, tem mantido estreito debate com o setor patronal, buscando definir ações conjuntas que colaborem no combate efetivo à doença e à preservação do emprego e renda dos trabalhadores. Para tanto, sugerimos até o momento as seguintes orientações aos nossos sindicatos filiados:

– Em primeiro lugar, buscar alternativas nos locais de trabalho que minimizem em todos os sentidos os riscos de contaminação dos trabalhadores nas fábricas e fora delas (é preciso, acima de tudo, garantirmos a saúde de todos);

– Diante do impacto econômico que as empresas já vêm sofrendo e o natural efeito disso sobre os postos de trabalho e a renda, os sindicatos devem estar atentos a todo e qualquer movimento das empresas, colocando-se sempre à frente de quaisquer negociações que poderão acontecer entre patrões e empregados buscando sempre acordos coletivos no sentido de garantir direitos ainda que considerando o momento de exceção pelo qual todos passamos;

– Manter de todas as maneiras possíveis a categoria informada e mobilizada junto ao sindicato para que os mesmos possam agir na defesa de todos.

Sabemos que o momento é bastante complexo e que todos os setores da sociedade deverão contribuir com seus esforços para que possamos ultrapassar essa crise. No entanto, também sabemos que somente unidos e organizados, poderemos amenizar os efeitos negativos do momento pelo qual estamos passando. Nossas negociações com o setor patronal continuam e, contando com a responsabilidade social que o momento exige, esperamos que cada um faça sua parte para o bem de todos.

Eliseu Silva Costa
Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo