Família, amigos e shows para comemorar o Dia do Trabalhador

Muitas famílias reunidas nos quiosques e pelos gramados do Clube de Campo. Esta foi a forma que os metalúrgicos escolheram para aproveitar a programação feita pelo Sindicato para curtir o feriado de 1 º de maio.

Alexandro Pedreira Mota, metalúrgico da Thyssenkrupp, estava num quiosque com a esposa Regina, os filhos Ana Beatriz e Pedro, e outros parentes. “Estar junto da família é o principal motivo que temos a comemorar nesse dia”, disse ele.

Ricardo Inhan, também da Krupp, infelizmente não conseguiu pegar um quiosque. Segundo ele, “é difícil ir no dia do sorteio, pois é bem no horário do trabalho”. Mas junto com a família, ele levou a sério a tradição do pic nic no 1 º de maio e improvisou um espaço para acomodar todos à  sombra de uma árvore. “Tem cerveja e carne suficientes pra gente aproveitar o dia todo.”

Já no quiosque reservado por Cleyton Gabriel de Souza, havia mais de 20 pessoas, entre parentes e amigos. “Aqui tem metalúrgico da Takata, da Neumayer Tekfor, da Klinger. Sempre combinamos de vir juntos para aproveitar o Clube de Campo e os eventos do Sindicato”, explicou ele, que é trabalhador da Dana (ex-Sifco).  No local tinha até uma rede montada para garantir o descanso.

Por volta das 16h, a diretoria do Sindicato subiu ao palco para comentar sobre a retirada de direitos provocadas pelas Reformas Trabalhista e da Previdência. “O que estão querendo impor, sem discussão nenhuma com a sociedade, são sérias e graves consequências a todos os trabalhadores brasileiros. Temos que lutar contra isso! Nenhum direito a menos!”, argumentou o presidente do Sindicato, Eliseu Silva Costa.

Quem também foi convidado a fazer uso da palavra foi o padre Leandro Megeto, que na parte da manhã havia celebrado uma missa em ação de graças pelo Dia do Trabalho. “Nós não podemos ficar calados e nos conformar com tantas pessoas desempregadas, não podemos mais aceitar uma sociedade tão massacrada por inúmeras políticas públicas que não pensam nos mais pobres”, pontuou ele, comentando também sobre a polêmica da reforma da previdência. “Se ela for aprovada, será como a criação do 11 º mandamento: não te aposentarás.”

SHOWS

No palco, vários artistas da região se revezaram entre os convidados de Admilson Oliveira e a sua caravana de talentos.

O público prestigiou e cantou junto com a dupla Zé Henrique & Gabriel, Ataíde & Alexandre e o grupo Soweto. Já Lady Lu esbanjou simpatia e beleza. E o gingado foi garantido com os sucessos de Katinguelê e Exaltasamba, que está comemorando 30 anos de carreira.

Os últimos a subiram ao palco foram Gilberto & Gilmar, que colocaram todo mundo pra dançar com seu sertanejo. Já era noite quando uma grande queima de fogos coloriu o céu para encerrar o feriado.