Faleceu Peron, primeiro presidente do Sindicato

O corpo de Guilherme Peron, fundador e primeiro presidente do Sindicato, foi sepultado na manhã desta quinta-feira (17) no cemitério Nossa Senhora do Desterro.
Ele faleceu na quarta-feira, aos 98 anos. “A dificuldade de começar foi grande. A pressão contra a nossa organização era geral, vinha dos empresários e da polícia”, disse Peron.
Ele trabalhava na Companhia Mecânica, hoje Sifco, como a maioria dos metalúrgicos envolvidos na fundação do Sindicato.
O Sindicato foi fundado em 28 de maio de 1946, ano em que os trabalhadores do País se mobilizavam pelo 13 ª salário. A sede era dividida com outras categorias num imóvel na Av. Dr. Cavalcanti.
Apesar da repressão do governo Dutra, a organização dos metalúrgicos aumentou e, em 1953, foi intensa a participação na greve dos trabalhadores por reivindicações econà´micas e liberdade sindical. Em 1958 o Sindicato inaugurou sua sede própria, na Av. 15 de Novembro.
O novo espaço impulsionou a organização dos metalúrgicos.
Peron lembrou que os trabalhadores, por defenderem seus direitos, eram chamados de subversivos.“Eles chamavam a gente de qualquer coisa para impedir a gente de crescer. Mas nada impediu nossa organização”, comentou. Peron ficou na presidência do Sindicato até 1980.

Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí