Falece Orival Inácio da Cunha (Tubá), ex- diretor do Sindicato

O Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista lamenta a morte do companheiro Orival Inácio da Cunha, o Tubá, que faleceu na tarde desta quarta-feira (25) após sofrer falência múltipla dos órgãos. Tubá atuou como ajustador mecânico na Krupp Metalúrgica (atual Thyssenkrupp) de 1971, permanecendo na empresa até se aposentar em 1988. Durante esse tempo exerceu intensa atividade sindical de 1983 a 1986. Mesmo aposentado, Tubá continuou na entidade sindical com a missão de atender à s demandas previdenciárias dos metalúrgicos aposentados. Ele fez isso até 1999. 

Natural de Terra Roxa-SP, Tubá veio para Jundiaí com 19 anos idade, onde formou sua família e permaneceu até o seu falecimento. Além da sua atuação como metalúrgico e sindicalista, Tubá era apaixonado por futebol, o que o levou a ser dirigente e técnico de várias equipes juvenis e amadoras. 

Tubá também se candidatou como vereador em 1992 e 1996, respectivamente pelo PSD e PDT, não sendo eleito.  Ele também foi líder comunitário oferecendo orientação sobre o INSS. 

Em 2011, Tubá foi homenageado na Câmara Municipal de Jundiaí recebendo o título de Cidadão Jundiaiense. 

“O companheiro Tubá foi muito importante para nossa entidade, ele esteve junto com a gente nos momentos mais marcantes da luta sindical. Além de ter sido linha de frente em muitas greves e mobilizações, Tubá trabalhou incansavelmente com as solicitações previdenciárias dos companheiros metalúrgicos. Foi uma figura única, que fará muita falta para todos nós”, declarou o secretário geral do Sindicato, Natanael Onofre Matias (Caé). 

O corpo de Tubá será velado no Velório Municipal Adamastor Fernandes, a partir das 20h. O sepultamento será nesta quinta-feira (26), no Cemitério Parque dos Ipês, à s 14h. 

Foto de abertura: Tubá em um seminário trabalhista realizado na Venezuela em 1990. 

Astra Website Security