Em ato de 1º de Maio, Sindicato pede por uma previdência justa e sem privilégios

Por uma previdência justa para todos e sem privilégios. Essa foi a palavra de ordem do ato de conscientização da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos neste 1º de Maio. O ato foi realizado no palco da área de eventos do Clube de Campo, durante as comemorações do Dia do Trabalhador, iniciada com uma missa em louvor a São José Operário, no Espaço M.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A MATÉRIA ESPECIAL DO 1º DE MAIO.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO 1º DE MAIO

“O que estão querendo impor é uma reforma da previdência que seja feita às custas dos trabalhadores, sem mexer nos privilégios de muitos. Estão querendo gastar milhões na compra de votos de deputados em troca da aprovação. Já que a reforma é necessária, vamos lutar para que ela seja discutida de forma transparente e que seja universal, sem beneficiar uma ou outra categoria”, enfatizou Eliseu Silva Costa, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo.

Durante a festa de 1º de maio, o Sindicato organizou a coleta de assinaturas para o abaixo-assinado que será encaminhado ao Congresso Nacional, pedindo uma reforma que acabe com os privilégios e não prejudique os trabalhadores.

Segundo Eliseu, que também responde pela presidência da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, os trabalhadores não podem desanimar perante as ameaças e precisam se manter unidos e lutar junto com quem os representam. E citou o seguinte exemplo: “Ontem (30/4) conseguimos uma liminar favorável, que proíbe que a mulher gestante ou lactante trabalhe em locais insalubres. Essa foi só uma pequena vitória, um passo para tentar reverter esse ponto da reforma trabalhista, que passou a permitir que mulheres grávidas ou que estão amamentando, trabalhassem em locais prejudiciais às elas e ao bebê. É por isso que temos que continuar lutando, sempre”, garantiu ele.

SHOWS PARA A FAMÍLIA METALÚRGICA

Pelo Clube, as famílias se reuniram nos quiosques e aproveitaram o dia de folga. Teve até quem trouxe rede para armar e garantir o descanso depois do churrasco. No parque infantil, as crianças aproveitaram o dia brincando na areia e jogando bola.

Enquanto isso, no palco, os shows não pararam. A Caravana de Admilson de Oliveira trouxe nomes de expressão da música local e regional, como a Banda Sigla, Betto Xapa, a dupla Ryan & Axel, Mc JK, Henrique e Gustavo, entre outros.

Mc JK

Na Caravana de João Ferreira, da Rádio Capital, Wanderley Cardoso foi o primeiro a subir ao palco, esbanjando simpatia e carinho pelos fãs. Depois vieram as duplas Mococa e Paraíso, e Teodoro e Sampaio, relembrando grandes sucessos.

Os meninos do Negritude Junior fizeram uma justa homenagem à Madrinha do Samba, Beth Carvalho, que morreu aos 72 anos no dia 30 de abril. E também sortearam DVDs do grupo para o público que acompanhou suas músicas.

Wanderley Cardoso

Negritude Jr.

Mococa e Paraíso

Com seu violão e gaita, Zé Geraldo deu seu recado de luta e resistência, presente nas letras das canções que marcaram seus 40 anos de carreira, como “Cidadão”, “Milhos aos Pombos”, “Como Diria Dylan”, entre outros sucessos.

Zé Geraldo

“Acho importante levar minha mensagem a esses trabalhadores, a essas pessoas que ainda têm a disposição, a coragem e o ânimo de irem pra rua reivindicar. Levar minha música é mostrar meu apoio e uma maneira de dizer que a gente acredita que amanhã vai ser um dia melhor”, disse o cantor e compositor.

Teodoro & Sampaio

E para quem não sabe, Zé Geraldo participou da primeira festa de 1º de Maio realizada pelo Sindicato, há mais de 30 anos. “Para nós é um sonho trazê-lo novamente, pois suas letras são mais atuais que nunca”, garantiu Eliseu.