Dirigentes sindicais debatem ações contra as reformas da previdência e trabalhista

Representantes de diversos sindicatos se reuniram na manhã desta quarta-feira (22/02), na Sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo, com o objetivo de elaborar ações de mobilização contra as principais pautas do governo de Michel Temer: as reformas da previdência e trabalhista.

A intenção dos dirigentes sindicais é transparecer as consequências que as duas propostas poderão trazer para a vida dos trabalhadores e aposentados. Para o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos, Natanael Onofre Matias (Caé), a base trabalhista deverá ser o foco das ações. “Nós devemos ficar muito atentos, pois esses projetos não terão grandes consequências agora e sim no futuro. Temos que mostrar isso ao trabalhador, temos que estar próximo das comunidades, fazer mobilizações nos bairros da mesma forma como fazemos na porta de fábrica”, disse.

Do ponto de vista dos sindicalistas, a falta de diálogo do governo com os movimentos sociais e de trabalhadores é algo que precisa ser revertido. Douglas Yamagata, presidente do Sindicato dos Bancários, afirma que o Movimento Intersindical Unificado trabalhará focado no debate social. “à‰ necessário um debate amplo e transparente, precisamos inserir essa pauta dentro das faculdades, nas comunidades religiosas. Não podemos perder a oportunidade de colocar em evidência tudo que está acontecendo, não tem nada de reforma, e sim o fim dos direitos”, disse.

Representando a Associação dos Aposentados e Pensionistas, Fé Juncal, ressaltou que as mobilizações deverão ser intensas e que o diálogo direto com representantes políticos serão extremamente necessários. “Da forma que está sendo colocada essa política de Estado mínimo, a desigualdade irá aumentar ainda mais. Tudo isso é uma afronta ao trabalhador e ao aposentado, temos que lutar para que fique marcado que nós dissemos ”˜não”™ para tudo isso”.

O Movimento Intersindical Unificado se reunirá novamente no dia 10/3, no Sindicato Trabalhadores da Construção e Mobiliário de Jundiaí, ação que antecede a paralisação geral dos trabalhadores marcada para o dia 15/3 em todo país. O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos, Wilson Ribeiro (Med), afirmou que nos próximos dias serão realizados diversos trabalhos junto à  comunidade para tornar o diálogo cada vez mais amplo. “Estaremos presentes no ato do dia 15/3 e queremos o apoio da população. Iremos distribuir materiais pautando as reformas da previdência e trabalhista, precisamos compartilhar conhecimento e lutar juntos contra essas mazelas”, explicou.