COVID-19: saúde e garantia de emprego são as prioridades dos sindicalistas

Com o objetivo de viabilizar alternativas que garantam saúde e estabilidade econômica aos trabalhadores frente à crise do COVID-19 (coronavírus), na última quarta-feira (25), sindicalistas e empregadores realizaram uma reunião  por videoconferência na Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (FEDMETALSP).

Sindicalistas e empregadores definiram que as recomendações do Ministério da Saúde serão seguidas.

Trabalhadores que estiverem no “grupo de risco” – formado por pessoas com mais de 60 anos e/ou que tenham problemas de pressão alta, respiratórios, diabetes, problemas cardíacos entre outros -, deverão permanecer em casa. Para estes, as medidas elencadas na Legislação vigente poderão ser adotadas para garantir as devidas manutenções ao posto de trabalho.

Aos trabalhadores que estiverem fora do “grupo de risco”, as empresas deverão adotar medidas que contemplem a prevenção e o cuidado com a saúde: higienização dos locais de trabalho, áreas comuns e bancadas de trabalho, álcool
gel à disposição dos trabalhadores, reorganização das áreas de trabalho na medida do possível para que os trabalhadores permaneçam distantes uns dos outros, adoção de jornadas flexíveis, entre outras ações.

Foi assinado um acordo que garante a participação dos sindicatos em quaisquer negociação entre empresas e trabalhadores em virtude da crise causada pelo COVID-19.

Atuação sindical
Com base nas definições da reunião, a diretoria do Sindicato irá atuar de acordo com as recomendações. Para o presidente da entidade, Eliseu Silva Costa, o momento bom senso e diálogo. Ele ressalta que o Sindicato está aberto ao diálogo com os trabalhadores e empresas da base.

“A orientação é que os diretores dialoguem com os trabalhadores e representantes de cada empresa para a criação alternativas que atendam a realidade dos companheiros e a produtividade. O nosso foco neste momento é garantir os empregos e proteger a saúde dos trabalhadores”, disse.