CineClube Consciência exibe “Eles Não Usam Black-tie” neste sábado (20)

O cenário trabalhista do Brasil será analisado no CineClube Consciência. Neste sábado (20), à s 19h, o coletivo exibe no CineArte o drama “Eles Não Usam Black-tie”, dirigido por Leon Hirszman e baseado na peça homà´nima, de Gianfrancesco Guarnieri. A obra foi premiada em vários festivais internacionais, com destaque para o Festival de Veneza, onde recebeu o Leão de Prata.

Além de Guarnieri, participam do elenco atores importantes da dramaturgia brasileira, como Fernanda Montenegro, Milton Gonçalves, Carlos Alberto Riccelli e Bete Mendes, entre outros.

O filme retrata um período conturbado envolvendo a esfera trabalhista do Brasil. Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião (Carlos Alberto Riccelli) e sua namorada Maria (Bete Mendes) decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.

“Mais uma vez o CineClube vem com um grande título que condiz com o momento que estamos vivendo. à‰ um filme que nos faz refletir sobre as nossas lutas, sobre o nosso modo de atuação e também sobre a nossa história. Será um prazer receber os metalúrgicos e toda a comunidade para acompanhar essa sessão”, disse a vice presidente do Sidnicato, Rose Prado, que também é responsável pela pasta de cultura da entidade.

Vale lembrar que a entrada é gratuita, e o suco e a pipoca é por nossa conta. Convide os amigos e familiares.