O filme ‘Morra.com’, do diretor Valter Lopes, terá lançamento regional na noite da próxima terça-feira (26), à s 19h, no CineArte do Sindicato dos Metalúrgicos, com a presença do diretor e parte do elenco. Um convite do evento criado nas redes sociais indica que o interesse pelo filme é grande e inclui a participação de comunicadores, estudantes e fãs de Eufra Modesto, cantor, pesquisador cultural, contador de causos e ex-diretor de Cultura em Jundiaí, que protagoniza o filme.

‘Morra.com’ revela a força e importância do cinema marginal dos anos 60 e 70. Eufra diz que o roteiro valoriza esse período do cinema brasileiro, homenageando os cineastas que não eram contemplados pela indústria cinematográfica do país. Na fita, o catador de papelão, representado por Eufra, sonha em ser cineasta e produzir um filme, ao mesmo tempo em que desvenda um crime ocorrido na ”Boca do Lixo”.

Eliseu Silva Costa, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo Paulista, aplaude a ideia de ter um filme com lançamento regional no CineArte. “Para nós, do Sindicato, é um privilégio ceder o espaço do CineArte para o lançamento de um filme que traz no elenco uma personalidade tão engajada culturalmente como é o Eufra Modesto”, disse.

Quase um Boyhood

Com poucos recursos, o cineasta Valter Lopes foi desenvolvendo o filme de acordo com a colaboração de amigos. ”Achei o resultado impressionante, porque foi filmado de forma fragmentada. Era difícil acreditar que atingiria esse padrão de qualidade”, afirma Eufra. O longa levou 15 anos para ser concluído, lembrando a trajetória do filme Boyhood, vencedor do Oscar 2015, que foi filmado por 12 anos.

Trilha sonora

A música de abertura é do cantor e compositor cuiabano Paulo Monarco e tem recebido elogios porque foi composta com base nas cantigas e literatura de cordel. ”A música tem um misto de força com poesia e invoca a questão nordestina, porque no filme há uma alusão à  história de Lampião e Maria Bonita”, revela Eufra.

O diretor

Valter Lopes, 53, é paulista   formado em Arte Educação pela Faculdade Mozarteum de São Paulo. Músico ”ainda ensurdecido” pelas bandas de garagem do final dos anos 70 e início dos anos 80, foi frequentador da cena underground paulistana. Licenciado em Artes Plásticas e videoartista por vocação, trabalhou em produções de cinema comercial com Julho Xavier e Valter Carvalho. Atualmente é diretor de imagens da TV Bandeirantes.

Em 1999 foi vencedor do concurso de roteiros da Cooperativa de Profissionais de Cinema e Televisão, com o amigo Leonel Costa, com a adaptação do conto “O Ladrão”, de Mario de Andrade. Em seguida, a parceria rendeu mais oito roteiros. Segundo Valter, Morra.com é uma produção de colaboradores.   O filme estreou no dia 07/03/2015 na galeria Epicentro Cultural em São Paulo

Exibição do Filme Morra.com em Jundiaí

Dia 26/5

CineArte Metalúrgicos – Rua XV de Novembro, 240, Vila Arens

Ficha técnica do filme

Diretor – Valter Lopes

Roteiro   – Leonel Costa E Valter Lopes

Atores – Eufra Modesto, Gessy Fonseca, André Ceccato, Germano Melo, Sà´nia Ferreira, Nilton Rodrigues, Chico Neto, Carlos Falat e Pedro Duarte.

Produção – Valter Lopes

Montagem – Linha de Montagem – Pedro J. Duarte e LinhadeMontagem