Centro de Saúde: sindicalistas apresentam projeto no CEREST

Na tarde da última sexta-feira (26), representantes do Sindicato foram até o o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), em Jundiaí, para apresentar à  sanitarista e Diretora de Vigilância em Saúde, Dra. Fauzia Raíza, o projeto da criação de um centro de saúde voltado ao trabalhador.

O diálogo iniciou uma nova fase nos encaminhamentos. Inicialmente, o foco do projeto seriam os casos de saúde do trabalho, mas os pontos apresentados por Raíza fizeram com que fossem anexadas novas alternativas  de atendimento ao projeto. “Estamos buscando uma forma de unificar as vigilâncias sanitária, epidemiológica e de saúde do trabalho, em um mesmo local, já que atualmente estas vigilâncias estão em locais diferentes”, explicou a sanitarista, ao lado da gerente do CEREST, Marcia Pereira Dobarro.

Os sindicalistas, junto ao CEREST, seguem na busca de dados referentes aos atendimentos aos casos de saúde do trabalho na região. A intenção é viabilizar o projeto por meio de uma parceria entre o Sindicato dos Metalúrgicos, a gestão municipal de Jundiaí, SUS, INSS e o próprio MPT, que investiria recursos provenientes de multa trabalhista. “A nossa ideia está se solidificando a cada debate que realizamos. Estamos buscando sugestões, propondo alternativas e, principalmente, visando o bem da comunidade como um todo”, declarou o diretor de base, Daniel Silva, ao lado do diretor sindical, Wilson Ribeiro (Med), e do advogado do Sindicato, Dr. Erazê Sutti.