Centrais fazem marcha a Brasília no dia 6 de março

As seis centrais sindicais (Força, CUT, CTB, Nova Central, UGT e CGTB) decidiram pela realizarão no próximo dia 6 de março da “Marcha das centrais pela cidadania, desenvolvimento social e valorização do trabalho”, em Brasília.
Miguel Torres, vice-presidente da Força, disse que a marcha será “uma ação forte do movimento sindical e dos movimentos sociais” e irá “mostrar a força do sindicalismo e do movimento social, fazendo com que as reivindicações dos trabalhadores se tornem prioridade, tanto no Congresso como no gabinete da presidente Dilma”. Sérgio Nobre, secretário da CUT, disse que a pauta é social, com bandeiras que somam os trabalhadores da cidade e do campo, estudantes e idosos pelo desenvolvimento com valorização do trabalho. “Vamos encher a Esplanada, para entupir o Planalto”, afirmou.
As centrais também vão divulgar documento político com a visão dos trabalhadores sobre as mudanças necessárias na economia e na legislação do país. Além disso, aprovaram as seguintes bandeiras para o movimento: – Fim do fator previdenciário. – Jornada de 40 horas semanais, sem redução de salário. – 10% do PIB para a educação. – 10% do orçamento da União para a Saúde. – Regulamentação da Convenção 151 da OIT, que garante a negociação coletiva no serviço público, e aprovação da Convenção 158, que combate a demissão imotivada. – Política nacional de valorização das aposentadorias. – Reforma agrária. – Mais desenvolvimento econà´mico.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que realizará seu Congresso entre os dias 4 e 8 de março, também vai participar da Marcha, fortalecendo a luta pela reforma agrária e em defesa da agricultura familiar.

Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí