Campanha Salarial 2017: negociação garante direitos dos trabalhadores

O auditório do Sindicato dos Metalúrgicos recebeu a categoria na manhã deste domingo (12) para a realização da assembleia decisiva da Campanha Salarial 2017. No ato, que se iniciou com um minuto de silêncio em repúdio à s novas leis trabalhistas, os trabalhadores aprovaram as propostas apresentadas por dois grupos:  Sindipeças (forjaria, parafusos e componentes de veículos ) e Fundição. O resultado foi de 1.8%, correspondente à  reposição da inflação, e abono de 15%.

Trabalhadores e trabalhadores deram uma grande demonstração de união e luta pelos direitos

Além da pauta salarial, a Convenção Coletiva de Trabalho – que foi o principal foco dos sindicalistas durante toda a campanha – teve todas as suas cláusulas renovadas e estão garantidas. “Mesmo enfrentando o momento mais difícil da nossa história, conseguimos, com muita luta e perseverança, defender as cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho. E foi uma grande conquista, a integridade do trabalhador estará garantida em meio ao vigor das novas leis trabalhistas”, declarou Eliseu Silva Costa, presidente do Sindicato, na condução da assembleia.

A novidade da Campanha Salarial foi a inclusão da cláusula de homologação na Convenção Coletiva. Ela garantirá ao trabalhador o direito de homologar a rescisão do Contrato de Trabalho diretamente na entidade sindical. “Entendemos que é um absurdo o trabalhador ter que ser homologado dentro da empresa. Em nossa entidade, por diversas vezes, tivemos que fazer correções em rescisões de companheiros. Agora o trabalhador pode ficar despreocupado, o nosso trabalho continuará sendo exercido normalmente”, garantiu Eliseu.

à€ mesa, os diretores sindicais Wilson Ribeiro (Med), Eléscio Caldato, Luís Carlos de Oliveira (Lú), Natanael Onofre Matias (Caé) e José Carlos Cardoso (Mineiro) fizeram breves análises sobre as ações conduzidas nas portas das fábricas e criticaram as novas leis trabalhistas.

A vice presidente do Sindicato, Rose Prado, conduziu uma dinâmica firmando o compromisso de luta da entidade sindical ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras. “Estamos aqui de mãos entrelaçadas firmando um compromisso de união, resistência e luta pelos nossos direitos.” reforçou a vice presidente.