O auditório do Sindicato dos Metalúrgicos abriu as portas para toda a categoria na manhã do dia 6/11 para a realização da assembleia decisiva da Campanha Salarial 2016. Os trabalhadores aprovaram as propostas apresentadas por três grupos: Grupo 3 – Sindipeças (forjaria, parafusos e componentes de veículos ), Grupo 2 (máquinas e eletroeletrà´nicos) e Grupo 19-3 (laminação e equipamentos mecânicos). O resultado foi ganho de, no mínimo 8%, correspondente à  reposição da inflação.

Além das definições envolvendo salários, todas as cláusulas sociais, que para os trabalhadores e sindicalistas são tão importantes quanto o próprio salário, foram renovadas e estão garantidas. Mesmo com os acordos já assinados, a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos continua realizando uma maratona de negociações com as empresas. O objetivo da ação é buscar melhorias na aplicação dos pagamentos.

Para o presidente do Sindicato, Eliseu Silva Costa, a proposta aprovada foi fruto de difíceis negociações. “Foi uma negociação que girou em torno das dificuldades que o país enfrenta. Talvez não tenha sido o que realmente queríamos, mas foi o necessário para garantir a integridade do trabalhador”. disse.

Confira a tabela de negociações:

tabela-ok5

*GRUPO 3 : Com base na Convenção Coletiva 2015/2016, o Sindicato negociou com os sindicatos patronais e garantiu mais 12% de abono para manter o poder de compra dos trabalhadores do Grupo 3, que deverão receber o valor até 14 de abril de 2017.