Aprovada proposta de reajuste correspondente à  inflação do período

Na manhã deste domingo (1), trabalhadores de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, lotaram o auditório da Sede do Sindicato dos Metalúrgicos, para a realização da assembleia geral da Campanha Salarial 2015.

Os companheiros aprovaram a contraproposta patronal de reajuste salarial em torno de 10%, correspondentes à  inflação dos últimos 12 meses encerrados em outubro.

O percentual do reajuste também foi aplicado no aumento dos pisos, além da renovação de todas as cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho, feita pelo grupo 2 (máquinas e eletroeletrà´nicos).

Os grupos 3 (autopeças), Fundição e 19-3 (laminação), ofereceram reajuste abaixo da inflação e, por conta disso, as propostas foram rejeitadas na mesa de negociação. O Grupo 10 (Fiesp) não havia oferecido nenhuma proposta.

Segundo o presidente do Sindicato, Eliseu Silva Costa, as negociações foram muito estratégicas.

“Tivemos que trabalhar com muita calma pois, sabemos que todos sofrem de alguma forma com a crise, principalmente os trabalhadores. Com essa proposta do grupo 2 aprovada será utiliza-la como parâmetro para negociar com os grupos que ofereceram reajustes abaixo da inflação ”, disse.

O companheiro José Roberto Silva Barbosa, atuante na empresa ThyssenKrupp, vê com bons olhos a proposta.

“Sabemos que as coisas estão muito difíceis, devemos nesse momento pensar no coletivo e entender que nem todas as empresas da nossa região estão com boa estabilidade. A proposta é boa sim, principalmente neste momento em que a economia não está ao nosso favor”, declarou.

A proposta do grupo 2 será negociada com os outros grupos 3, Fundição, 19-3 e 10, no decorrer deste mês. Caso não seja possível a negociação coletiva, as negociações serão feitas diretamente com as empresas.