Trabalhadores aprovam plano e termina greve na Foxconn

Os trabalhadores na Foxconn aprovaram nesta terça-feira (29) a proposta de plano de cargos e salários e deram por encerrada a greve iniciada na manhã de segunda-feira (28).
O plano vai beneficiar todos os trabalhadores. Os primeiros serão aqueles com um ano ”“ cerca de 1.000 ”“ que terão os salários reajustados em 6,85 % a partir de fevereiro.
Pelo acordo, os trabalhadores contratados como operador de produção terão o salário reajustado assim que completarem um ano de empresa.
O plano estipula avaliações anuais de todos os trabalhadores para possível mudança de enquadramento. Dentro de 10 dias a empresa vai divulgar a estrutura do plano.
E dentro de um mês ela vai apresentar o plano detalhado, com a classificação das funções, definição das atribuições, qualificação profissional necessária e tempo de experiência. O resultado das avaliações individuais serão finalizados até março na unidade do iPhone e até abril no iPad, com novos enquadramentos.
A empresa vai abonar as horas paradas, sem qualquer tipo de desconto. “A greve exigia a implantação imediata do plano e ela foi vitoriosa”, comentou Eliseu Silva Costa, presidente do Sindicato.
Os trabalhadores, agora, devem ficar de olho no cumprimento dos prazos. “O Sindicato vai continuar acompanhando de perto a implantação do plano”, avisou Eliseu, lembrando que existem outras reivindicações. “Temos de acertar as condições do restaurante e avançarmos na PLR, com critérios mais justos na definição do valor”, concluiu.

Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí