Sindicato tem representante no Conselho da Pessoa com Deficiência

Sindicalizado desde 1974, o metalúrgico aposentado Antà´nio Zebber Filho, está representando o Sindicato dos Metalúrgicos no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD). Acompanhado da filha, Rosana Regina Zebber, que recebe tratamentos especiais por ter sofrido uma lesão cerebral quando nasceu, o aposentado participou da 1 ª Plenária do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, realizada na manhã desta quinta-feira (6) no auditório do Paço Municipal. O evento teve como objetivo eleger representantes para debater políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência.

“à‰ muito bom estar representando o Sindicato dentro do conselho. Assim como eu, existem outros metalúrgicos que têm familiares e amigos com deficiência. E eles buscam oportunidades para essas pessoas. Essa parceria pode gerar ações futuras nas empresas voltadas para pessoas com deficiência”, disse Antà´nio, que se considera um ativista da luta em prol dos deficientes.

A presidente recém eleita do Conselho, Ivanilde Oliveira de Jesus, que é deficiente visual, afirmou que fará de tudo para garantir acessibilidade aos deficientes. “Muitas pessoas de fora da cidade dizem que Jundiaí é uma cidade acessível aos deficientes, mas ainda é necessário melhorar muito. Estaremos reivindicando e debatendo para melhorar a nossa situação”, explicou.

Presente na reunião, o diretor sindical Wilson Ribeiro (Med), ressaltou que é dever do Sindicato apoiar ações de cunho social. “Para nós, do Sindicato, é motivo de orgulho ter um representante que luta pela pessoa com deficiência. Nós queremos ampliar o nosso modo de atuação dentro da sociedade, faremos com que essa parceria possa evoluir para promovermos novas atividades na nossa entidade”, ressaltou Med.

Esfera trabalhista

Pela Lei Federal 8.213/91, empresas com 100 ou mais funcionários são obrigadas a destinar de 2 a 5% das vagas a pessoas com deficiência. elo da Empresa Amiga do Trabalhador com Deficiência e impõe a divulgação de quantas vagas são garantidas pela lei e quantas estão ocupadas. Em 2015, durante o período em que atuou como vereador pelo Partido do Trabalhadores, Natanael Onofre Matias (Caé) criou o Selo da Empresa Amiga do Trabalhador com Deficiência, projeto-de-lei aprovado que impõe a divulgação de quantas vagas são garantidas pela lei e quantas estão ocupadas.