Luta operária é assunto no III Simpósio sobre Patrimà´nio de Jundiaí

E a programação do III Simpósio sobre Patrimà´nio Material e Imaterial de Jundiaí continua! Na tarde de hoje (27), a história operária e de Jundiaí e sua origem ferroviária, foi destaque na programação.

 

A intervenção lembrou diversos momentos históricos envolvendo a evolução da classe operária, e consequentemente do município. Episódios como as lutas trabalhistas dos ferroviários em 1906, as condições de trabalho do setor têxtil, e a conjuntura política dos primeiros movimentos sociais do município, foram lembrados e analisados.

DSC_6738

A conjuntura política dos movimentos sociais e trabalhistas também foram analisados durante a reunião

 

 

Participante do evento, o Sindicato disponibilizou três painéis com fotos antigas que retratam a importância histórica da categoria metalúrgica na cidade de Jundiaí e região. “Para nós, representantes da luta sindical, é uma satisfação imensa poder marcar presença em um evento com esse formato. Relembrar as principais lutas e conquistas dos antigos operários nos enche de orgulho, pois se hoje a nossa região é economicamente estável, foi por consequência de muito trabalho desses homens e mulheres. ”, declarou a diretora do Sindicato, Rose Prado, presente no evento.

DSC_6748

A diretora do Sindicato, Rose Prado, marcou presença no simpósio

 

O simpósio, que prossegue até o próximo sábado (29), tem a intenção de abordar diversos temas relacionados à  preservação do patrimà´nio histórico, desde a legislação que garante que imóveis históricos sejam preservados, à s intervenções que podem ser feitas de aspecto contemporâneo, o cenário de preservação ao longo da história, entre outros tópicos.

Durante o simpósio serão realizadas palestras, cursos, workshops e debates, além de marcar o lançamento do site do patrimà´nio histórico de Jundiaí.

 

Saiba mais:

Acesse a programação completa:  

http://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/24/simposio-sobre-patrimonio-comeca-nesta-quarta-26/

 

Especialistas reforçam programação do Simpósio sobre Patrimà´nio:

http://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/13/especialistas-reforcam-programacao-do-3o-simposio-sobre-patrimonio/

 

 

Astra Website Security