“Saúde e segurança do trabalhador” foi o tema de palestra na Semana do Metalúrgico

A segunda atividade da Semana do Metalúrgico deu ênfase à  saúde e segurança dentro e fora da empresa. Na noite desta terça-feira (29), os especialistas em direito trabalhista Dr. Eraze Sutti, Dra. Areta da Camara e a Dra. Karen Nicioli Vaz de Lima, apresentaram a palestra “Saúde e Segurança do Trabalhador”. 

Os palestrantes apresentaram pontos importantes sobre as atividades da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e a criação de suas atas. O seminário também deu destaque à  esfera jurídica que envolve a segurança no trabalho. Orientações relacionadas à  documentos como PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho), e as normas regulamentadoras PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) foram destacadas durante a ação. 

“A força do trabalhador é a informação, e para que ele avance para meios de reparação jurídica é necessário ter subsídios e orientações. Esse é o nosso objetivo, nós apresentamos muitos documentos que devem ser oferecidos pela empresa em favor do trabalhador para que ele possa utilizar futuramente. O trabalhador precisa estar atualizado com as informações, sempre consultar o sindicato, um representante e buscar pessoas preparadas para lidar com qualquer modificação que ocorrer”, explicou a Dra. Areta. 

Para o diretor sindical, José Carlos Cardoso (Mineiro), manter o trabalhador informado sobre os direitos relacionados à  saúde e segurança é uma extensão da luta sindical. “Somos uma engrenagem. Muitos dos nossos diretores fazem ou já fizeram parte da CIPA, sabemos muito bem como funciona e quais são as dificuldades enfrentadas no campo jurídico. Compartilhar os procedimentos nos torna ainda mais fortes, não é a toa que somos um dos sindicatos que mais reintegram trabalhadores”, finalizou. 

Astra Website Security