“Retrocesso Brasileiro” é tema de debate no auditório do Sindicato

Na quarta-feira (23), o auditório do Sindicato dos Metalúrgicos foi palco para o debate “Retrocesso Brasileiro”, promovido pelo Núcleo de Estudos Adamastor Fernandes (NEAF). Foi mais mais um evento do circuito “Diálogos e Conexões”, que tem como intuito trazer para Jundiaí os debates que estão nas grandes pautas nacionais.

O evento contou com a presença de vários diretores do Sindicato, além de outros representantes sindicais, lideranças populares e militantes em geral.

Participaram do debate a advogada e secretária geral da 33 ª sessão da OAB, Thabata Fernanda Suzigan, a psicóloga Giany Aparecida Povoa, que mediou o debate, o advogado João Gabriel e o professor João Quartim de Moraes (foto acima).

“Temos que desmontar a falácia dessa PEC, pois ninguém está falando do que ocorre no mercado financeiro, de como poderia se resolver esse problema por lá. A chamada crise fiscal surgiu com a queda de arrecadação”, analisou Quartim.

O professor também alertou para a importância da luta. “Não devemos nos abater pela derrota, só não perde quem não luta de verdade, mas temos que ter o ânimo e enfrentar os desafios que se exemplificam nesta agressão à  classe operária que é a PEC”.

Durante o evento, também houve o lançamento do livro “A classe trabalhadora e a resistência ao golpe de 2016” e um dos autores, o advogado trabalhista João Gabriel Lopes, fez a apresentação e denunciou o caráter classista do golpe.

“O desmonte da estrutura das leis trabalhistas e a tentativa de ocultar a reflexão acerca disso sob o jargão “não fale em crise, trabalhe” mostra os verdadeiros intentos da deposição da presidenta”, disse.

No mesmo dia, foi lançado o site do NEAF, www.neaf.com, onde há artigos, notícias, sugestões de filmes e outros conteúdos.