Reconhecimento: Romaria Diocesana de Jundiaí será homenageada no Sindicato

Em parceria com Sindicato dos Metalúrgicos, a Secretaria de Cultura de Jundiaí promove no dia 29/3, à s 19h, uma homenagem à  Romaria Diocesana Masculina de Jundiaí, reconhecida como patrimà´nio cultural imaterial da cidade. O evento, com entrada franca, contará com a presença de membros da tradicional romaria e com o vereador Rafael Purgato. O grupo de romeiros, que atravessou gerações, completa 102 anos de existência e receberá uma placa de homenagem.

A história da romaria começou em 1914, ano da Primeira Guerra Mundial, quando um grupo formado por 13 amigos de Jundiaí seguiu até Pirapora do Bom Jesus para pedir paz ao Senhor Bom Jesus. Nascia então a Romaria Diocesana Masculina de Jundiaí, que passou a ser realizada anualmente e se tornou uma tradição passada de pai para filho. Atualmente, reúne cerca de 1.500 romeiros, que fazem a peregrinação a pé, cavalo, charrete e bicicleta.

A Romaria Diocesana Masculina de Jundiaí carrega o título de romaria mais antiga do Estado de São Paulo.

Além da Romaria, o Bloco Carnavalesco Refogado do Sandi e o Clube Beneficente Cultural Recreativo 28 de Setembro também foram  reconhecidos como patrimà´nio cultural imaterial de  Jundiaí, uma maneira de preservar a história da cidade.

Serviço:

Homenagem à  Romaria Diocesana Masculina de Jundiaí

Dia 29/3, à s 19h.

Local: Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista.

Rua XV de Novembro, 240, Vila Arens, Jundiaí, Telefone 4527-3100.

O local possui estacionamento próprio e está dotado de acessibilidade.