Movimentos e centrais ocupam ruas pela democracia e contra recessão

As manifestações pelas principais capitais do país transcorrem ontem (20) sem incidentes. Os participantes defenderam o mandato da presidenta Dilma Rousseff e suas reivindicações se distribuíram entre os interesses políticos e econà´micos de diversas categorias, que vão desde o protesto contra a terceirização à s medidas de ajuste fiscal.

A manifestação contou com cidadãos comuns,   integrantes de movimentos sociais e pessoas ligadas à  algumas centrais sindicais.

Em São Paulo, a passeata passou pelo Largo da Batata, Masp, avenidas Faria Lima, Rebouças e Paulista, reunido cerca de 75 mil pessoas, segundo os organizadores.

Um manifesto contra o ajuste fiscal, pela defesa da democracia e dos direitos sociais foi apresentado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Central àšnica dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Intersindical ”“ Central da Classe Trabalhadora, a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Marcha Mundial das Mulheres, entre outros.

A manifestação na capital paulista teve ainda a presença de políticos e militantes do   PT, PCdoB, PCO e PDT. Orlando Silva, ex-ministro do Esporte e atual deputado federal (PCdoB), elogiou o grau de representatividade do evento. “Considero este ato muito representativo dos movimentos sociais. Considero que é um ato que tem uma marca muito positiva, que é a defesa da democracia. à‰ natural haver críticas ao ajuste econà´mico porque isso afeta a vida das pessoas. E a democracia se fortalece”, disse.

Ao final do ato, por volta das 22h, assim como ocorreu no inicio, os manifestantes lembraram as mortes ocorridas em uma chacina, na semana passada, nas cidades de Barueri e Osasco, na Grande São Paulo.

O manifesto também ocorreu em pelo menos mais 11 capitais : Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Recife, Salvador, Goiânia, Fortaleza, Belém, Belo Horizonte, Porto Alegre e Florianópolis. Outras cidades também se organizaram promovendo passeatas e atos.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, destacou o compromisso com a democracia e com os avanços sociais das manifestações da última quinta-feira. “Os movimentos sociais deram hoje uma grande demonstração de compromisso com a democracia e com os avanços sociais ocorridos em nosso país”, afirmou em nota.

(com Agência Brasil)