Metalúrgicos terão dois titulares e dois suplentes no Plano Diretor Participativo

O Sindicato dos Metalúrgicos terá dois titulares e dois suplentes entre os delegados eleitos neste sábado (3) durante o 2 º Fórum do Plano Diretor Participativo de Jundiaí

Além do secretário-geral do Sindicato e vereador (PT) Natanael Onofre Matias (Caé), foi eleitor titular o diretor Daniel Silva, representando do bairro da Ponte São João, e as diretoras Rose Prado (suplente de Caé) e Andréa Ferreira Barbosa (suplente do bairro Santa Gertrudes).

O 2 º Fórum do Plano Diretor Participativo foi aberto pelo prefeito Pedro Bigardi e lotou o auditório do câmpus da faculdade Unianchieta (cerca de 600 pessoas estiveram presentes).

“Esse é o maior processo democrático de participação da história da cidade. Durante as discussões, reunimos cerca de 10 mil pessoas que participaram da elaboração do Plano Diretor. Isso é motivo de orgulho para todos nós”, frisou o prefeito.

O chefe do Executivo lembrou ainda que o Plano Diretor faz parte de sua vida pública, desde que começou a trabalhar na Prefeitura, em 1979.

“Naquela época, o Plano Diretor da cidade estava sendo revisto. Me lembro de ler o plano de 1959 do Vasco Venchiarutti, que me encantou. Percebi como é importante planejar uma cidade, pensar no futuro e de forma organizada.”

A expectativa, segundo o prefeito, é que o plano consiga um equilíbrio entre o desenvolvimento e o meio ambiente.

“à‰ preciso criar uma sociedade diferente, um clima de solidariedade, que resgate os princípios da convivência humana. A construção do Plano Diretor deve ser feita com consenso. Todos os interesses são legítimos, mas temos de pensar de forma coletiva.”

A secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, disse que o Plano Diretor participativo é uma oportunidade que a cidade tem de olhar para seu futuro.

“Estamos trabalhando no projeto da cidade que queremos no futuro. E a enorme participação popular mostra que existe um grande interesse no assunto”.

Para o vereador Natanael Onofre Matias (Caé) a grande participação das pessoas deve influenciar positivamente as discussões no Plano Diretor na Câmara — depois de elaborado o Plano Diretor seguirá para a Câmara onde precisará da aprovação dos vereadores para ser implementado.

“Sinto que a Câmara deverá respeitar as decisões dos delegados, uma vez que eles representam o querer da população da cidade”.

Na foto (da esquerda para a direita), Rose, Caé, Andréa e Daniel.