Metalúrgicos da GM pararam a Dutra nesta terça-feira

Um grupo de sindicalistas e metalúrgicos de oito fábricas do complexo da General Motors, em São José dos Campos, bloquearam a Via Dutra durante uma hora na manhã desta terça-feira (22), em protesto contra o risco de demissão de 1,5 mil trabalhadores. O objetivo da manifestação é pressionar a GM a fazer acordo que evite as demissões. A montadora transferiu os investimentos para ampliação das atividades em outras localidades ficando com um excedente de mão de obra naquela unidade. “Queremos que a Dilma proíba as demissões, já que a GM tem sido uma das beneficiadas do setor automobilístico com redução do IPI e liberação de recursos do BNDES”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Antonio Ferreira de Barros, o Macapá. O Sindicato se mostrou disposto, inclusive, a negociar questões como a adoção de uma nova grade salarial para a fábrica, desde que os empregos fossem garantidos. Na quarta-feira (23), quando acontece a próxima reunião entre Sindicato e montadora, será realizado em seis países o Dia de Ação Global contra os Ataques da GM. São trabalhadores do Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Colà´mbia e Argentina que realizarão atividades contra demissões. Apesar de estar previsto que as negociações terminem no dia 23, GM e Sindicato já consideram a possibilidade de realizarem mais uma reunião no dia 26 de janeiro, quando termina o prazo para o lay-off.

Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí