Greves impulsionaram movimento sindical em 2012

Neste ano, o Brasil foi mais uma vez palco de muitas greves que mobilizaram milhares de trabalhadores do setor público e privado, numa clara demonstração da força. As mobilizações – que começaram em maio e muitas categorias de servidores encerraram o movimento grevista em outubro -, tiveram amplo apoio das centrais sindicais. Dezenas de categorias reivindicaram reajuste salarial, benefícios sociais e econà´micos com reestruturação de carreiras e melhorias de condições de trabalho. Após quatro meses de mobilização intensa, cerca de 1,7 milhão de servidores federais civis e militares vão começar 2013 com 5% de aumento salarial.
O acordo garante mais 5% em 2014 e 2015, totalizando 15,8%. Entre os dias 14 e 16 de março, professores de todo o país cruzaram os braços pelo cumprimento da Lei do Piso Nacional do magistério, fixado neste ano em R$ 1.451,00 para jornada de 40 horas semanais.
Os bancários realizaram oito dias de paralisação nacional, em setembro, e conquistaram 7,5% de reajuste, sendo 8,5% para o piso salarial e auxílios refeição e alimentação e 10% para a parcela fixa da PLR> Já os 110 mil carteiros conquistam 6,5% após uma paralisação que durou nove dias. Também entraram em greve os aeronautas, os trabalhadores da Usina de Belo Monte e do complexo de Suape, bem como do setor de gás.

Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí