Governo e centrais sindicais retomam diálogo

As Centrais CUT, Força Sindical, UGT, Nova Central, CTB e CSB se reuniram essa semana, em São Paulo, com  os ministros Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência), Carlos Gabas (Previdência) e Manoel Dias (Trabalho) para  debater uma nova agenda que inclua itens da Pauta Trabalhista.

Com o encontro, o governo sinalizou o desejo de retomar o diálogo com o movimento sindical, abalado com o agravamento da crise econà´mica e pela adoção de medidas que afetam os direitos trabalhistas.

Juntos, eles definiram a instalação do Fórum Intersetorial de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho, Renda e Previdência, que  será constituído por representantes dos trabalhadores, empregadores, aposentados e do governo. A primeira reunião já está marcada para o dia 2 de setembro, em Brasília.

Para Ricardo Patah, presidente da UGT, a efetivação do Fórum “traz um alento”, depois que foram adotadas medidas que não agradaram os dirigentes da classe trabalhadora. Segundo o dirigente,  os ministros já sinalizaram que questões como a rotatividade e a informalidade não ficarão fora da mesa de debates.

Com informações da Agência Brasil
Foto: Reprodução