Governo estuda como será o adiantamento do 13 º aos aposentados

Uma reunião da presidenta Dilma Rousseff com sua equipe econà´mica deverá definir nos próximos dias a data e a forma que se dará o adiantamento da primeira parcela do 13 º salário aos aposentados e pensionistas do INSS.

Diante da falta de recursos em caixa, o Ministério da Fazenda chegou a postergar o pagamento para o final do ano, argumentando que a antecipação não é obrigatória.

A lei prevê o pagamento até o último mês do ano, porém, desde 2006, o governo vem repassando metade do benefício aos aposentados na folha de agosto.

O adiantamento representa um gasto de R$ 15,8 bilhões aos cofres públicos, que terá o mesmo impacto fiscal ao ano, independentemente do mês que será pago.

Entre as alternativas que serão analisadas para se fazer o pagamento está a emissão de uma folha extra para que a parcela seja paga até o final de agosto e início de setembro.

Outra opção, é incluir a metade do benefício na folha de setembro, com pagamento até início de outubro. Ou ainda, parcelar entre setembro e dezembro, pra diluir o impacto fiscal.

 

 

Astra Website Security