Encontro Regional da Federação define ações da Campanha Salarial 2018

A Campanha Salarial 2018, período mais importante da agenda sindical, movimentou 14 sindicatos filiados à  Federação dos Metalúrgicos de São Paulo (FEDEMETALSP) no manhã deste sábado (18), no Encontro Regional da Federação dos Metalúrgicos, realizado no Espaço M. Além de definirem o cronograma de ações e pautas para a Campanha, os sindicalistas analisaram a atual conjuntura política e trabalhista.

Ficou definido que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) será o foco da Campanha. Os sindicalistas entendem que o documento precisa passar por readequações com o objetivo de garantir ainda mais a integridade da categoria frente à s novas leis trabalhistas.

O encontro reuniu as diretorias dos Sindicatos de Metalúrgicos de Jundiaí, Laranjal Paulista, Piracicaba, Cerquilho, Leme, Santa Bárbara D”™Oeste, Bragança Paulista, Alumínio, Tatuí, Mairinque, Suzano, Baixada Santista, Embu-Guaçu e Ferraz de Vasconcelos.

A Campanha conta com uma novidade estratégica: a descentralização do diálogo. Para Eliseu Silva Costa, que preside o Sindicato e a FEDEMETALSP, o objetivo é intensificar a mobilização com ações próximas da base.  “Nos anos anteriores, sindicalistas iam até a Federação e repassavam para a base o que foi concluído. Agora, é a Federação que vai até uma base regional para dialogar e tirar dúvidas direto com os diretores de base”.

Estavam na mesa os candidatos David Martins (Dep. Estadual) e José Luiz (Dep. Federal), Cláudio Magrão de Camargo(secretário-geral da FEDMETALSP), Eliseu Silva Costa (presidente da FEDMETALSP), Miguel Torres (presidente da CNTM), Chiquinho Mococa (vice-presidente da FEDMETALSP) e Edison Venâncio (tesoureiro da FEDMETALSP).

No entendimento de Cláudio Magrão, secretário-geral da FEDEMETALSP, o novo formato de ação contribuirá de forma positiva com a criação de novas cláusulas e na busca por melhores salários. “A maioria das cláusulas da Convenção saiu de reuniões pequenas e muito simples, mas que eram feitas diretamente com os trabalhadores”, disse.

Sindicalismo e política

Os sindicalistas enfatizaram a importância da representação trabalhista na política partidária. O metalúrgico David Martins, que é candidato a Deputado Estadual, e José Luiz Ribeiro, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e candidato a Deputado Federal, deram profundidade ao tema.

Já ocorreram encontros regionais em São José do Rio Preto, Marília, Mococa e Lorena. Os próximos serão em Franca (25/8), grande São Paulo (1/9), finalizando na Federação no dia 4/9.