Em seus 70 anos, Sindicato realiza a SEMANA DO METALÚRGICO

 

A classe metalúrgica comemora mais uma grande conquista. Um evento dedicado à categoria e que integra o Calendário Oficial da Prefeitura Municipal de Jundiaí. É a primeira edição da Semana do Metalúrgico, que será realizada de 23 a 28 de maio, pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo.

O evento também coincide com os 70 anos do Sindicato dos Metalúrgicos. “Uma data como esta, escrita com muitas lutas e conquistas, não pode passar em branco. E nada melhor do que dedicar uma semana inteira àqueles que fizeram e fazem desta entidade um Sindicato forte”, comenta o atual presidente Eliseu Silva Costa.

A Semana do Metalúrgico foi criada a partir de um Projeto de Lei apresentado pelo secretário-geral do Sindicato, Natanael Onofre Matias (Caé) à Câmara Municipal de Jundiaí. No ano passado, Caé atuou temporariamente por três semanas do Legislativo de Jundiaí.

“Criação, inovação, novas tecnologias e tendências futuras mundiais” será o tema da palestra que abre oficialmente o evento e será proferida pelo vice-presidente mundial de pesquisa e desenvolvimento da Mahle, Ricardo Simões de Abreu. A tecnologia é hoje o principal segmento de demanda da metalurgia, empregando cerca de 90% dos trabalhadores do setor. Nesse dia (23), também será inaugurado o totem da Mahle no hall das empresas dentro do Museu do Metalúrgico.

Outro tema que será destaque nesta Semana é a saúde e segurança do trabalho. Para falar sobre o assunto, foi convidado Carlos Aparício Clemente, membro do Conselho Intersindical da Saúde e Seguridade Social de Osasco. “A saúde é o maior patrimônio do trabalhador”, reforça o diretor Caé.

É preciso olhar para o futuro, mas sem se esquecer do passado. Por isso a família metalúrgica valoriza muito aqueles que ajudaram a construir a história. Um almoço no Espaço M, no Clube de Campo, irá reunir mais de mil companheiros aposentados. Uma oportunidade para todos se reencontrarem e relembrarem dos tempos vividos no chão da fábrica. O clima de nostalgia será embalado pela dupla Helinho e Tatão, e também pelo cantor Moacyr Franco, ídolo que faz parte da vida de muitos companheiros.

A semana conta ainda com outras atividades para toda a classe metalúrgica, como caminhada, aula de zumba, cuidados com a saúde, sessão especial de cinema e a exposição de fotos “Sindicato dos Metalúrgicos: 70 Anos Hoje”. Um grande baile com a banda Faixa Nobre, que acontece no sábado, dia 28,  que marca oficialmente a comemoração dos 70 anos do Sindicato. Todos os eventos são abertos ao público e gratuitos, com exceção dos dias 25 e 28, para os quais os convites já estão esgotados.

Confira a programação completa da Semana do Metalúrgico:

SEGUNDA, 23/5 – 19h, auditório – Palestra “Criação, inovação, novas tecnologias e tendências futuras mundiais” , com o vice-presidente mundial da Mahle, Ricardo Simões de Abreu. Inauguração do totem da Mahle no hall das empresas do Museu do Metalúrgico e abertura da exposição de fotos “Sindicato dos Metalúrgicos: 70 Anos Hoje”

TERÇA, 24/5 – 19h, auditório – Palestra sobre Cipa e Saúde do Trabalhador, com Carlos Aparício Clemente, membro do Conselho Intersindical da Saúde e Seguridade Social de Osasco.

QUARTA, 25/5 – 11h, Espaço M – Almoço para aposentados com show de Moacyr Franco (convites esgotados)

QUINTA, 26/5 – 9h, Clube de Campo – Manhã da Saúde, com zumba e caminhada.

SEXTA, 27/5 – 14h30 – CineArte – Sessão Especial: “Braços Cruzados Máquinas Paradas”

SÁBADO, 28/5 – 22h – Espaço M – Baile de Aniversário (convites esgotados)

 

Serviço:

Semana do Metalúrgico

De 23 a 28 de maio

Local: Sede central, sede de campo, Museu do Metalúrgico e Espaço M

Sede central/ Museu do Metalúrgico: Rua XV de Novembro, 240, Vila Arens – Jundiaí

Clube de Campo/ Espaço M: Rodovia Tancredo Neves, 53/54 – Bairro Castanho

Informações: 4537-3100 / sindicatometal.org.br