Centrais vão protestar pela pauta trabalhista

As centrais sindicais prometem realizar uma grande manifestação no dia 6 de março, em Brasília, para defender as bandeiras imediatas e históricas do movimento sindical que constam da pauta trabalhista.
Entre outras, destacam-se a extinção do fator previdenciário, a reforma agrária e a redução da jornada de trabalho sem o corte nos salários.“Estas reivindicações estão contempladas no projeto nacional das centrais”, afirmou o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna. A ação faz parte de um acordo entre a Força, CUT, CTB, UGT e Nova Central. Ela vai marcar o início de um processo de mobilização nacional, em 2013, em torno da Agenda da Classe Trabalhadora, por um novo projeto nacional de desenvolvimento. “O desenvolvimento que queremos precisa ser orientado por três valores fundamentais: valorização do trabalho, soberania e democracia”, explicou o presidente da Central-AM, Vicente Filizzola.
Os sindicalistas disseram que a presidenta Dilma recebe os empresários mas até agora não conversou com os representantes das centrais sindicais para negociar a agenda desenvolvimentista.“Queremos receber o mesmo tratamento digno e respeitoso que ela dispensa aos patrões”, sugere o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Miguel Torres.
Ele disse que os trabalhadores têm de cerrar fileiras pela manutenção e ampliação dos direitos e conquistas sociais e combater a retomada de uma agenda regressiva, postulada pelo patronato, que propõe a supressão de direitos trabalhistas a pretexto de reduzir o chamado Custo Brasil.

Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí