Caso Sifco/Dana: Sindicato luta pela antecipação do pagamento da multa dos 40%

Depois de conseguir o pagamento das verbas rescisórias aos mais de 200 demitidos da Sifco (atual STJ Forjaria/Dana), Sindicato e trabalhadores buscam agora a antecipação do pagamento da multa de 40%, prevista para ser quitada em dezembro. Na última segunda-feira (11), mais uma assembleia foi realizada na sede do Sindicato para repassar os pontos já definidos em ata assinada pelos trabalhadores e representantes da entidade. O Sindicato sempre atendeu e continuará atendendo os trabalhadores, visando a solução desta questão.

“Inicialmente, os companheiros demitidos da Sifco tiveram a proposta de pagamento de suas verbas rescisórias parceladas em 30 vezes. Nem nós, nem eles concordaram com esse absurdo! Por isso, acionamos nosso departamento jurídico e negociamos com a Dana o adiantamento do aluguel devido para a Sifco até dezembro de 2017. Esse montante foi revertido à  quitação das verbas rescisórias, pagas à  vista em junho”, relembra o presidente do Sindicato, Eliseu Silva Costa. 

Nessas verbas – que somam um total de R$ 5.331.916,99 – também foi paga a a multa 477 (quando a empresa é multada por não pagar as rescisões no prazo de 10 dias). 

“Estamos acompanhando todos os passos desse processo e fazendo de tudo que nos cabe. Todas as homologações foram feitas aqui rapidamente, com plantões aos finais de semana, para que os companheiros pudessem receber o quanto antes, dando entrada no seguro-desemprego e recebimento do FGTS, inclusive das parcelas de um ano e oito meses atrasadas, cuja quitação foi exigida pelo Sindicato ainda quando se deu a venda para a Dana. Criamos, também, um atendimento especial no nosso departamento jurídico, todas as segundas-feiras, para que ninguém fique sem atendimento “, informou o diretor sindical Natanael Onofre Matias (Caé). 

Segundo o advogado do Sindicato que acompanha o caso, Dr. Valtencir Piccolo Sombini, o foco agora é antecipar o pagamento da multa de 40% do FGTS. “Isso está definido para dezembro, pois nesse período a Sifco receberá o saldo da venda para a Dana, mas estamos buscando outras vias para que esse pagamento seja adiantado aos trabalhadores”, explica Sombini. 

A intenção da entidade, que está acompanhando o caso desde o início ao lado dos trabalhadores, é evitar um possível adiamento do pagamento por conta do recesso de fim de ano da Justiça. 

Nos próximos dias será marcada uma reunião entre representantes da SJT Forjaria/Dana, Sindicato e comissão de trabalhadores para discutir a viabilidade dessa antecipação do pagamento dos 40%.

Hoje, o assunto foi tema de uma entrevista com o presidente do Sindicato, Eliseu Silva Costa, na Radio Cidade.

 

Astra Website Security