Caminhada no Clube de Campo marca Outubro Rosa

Na manhã deste domingo (18), no Clube de Campo, uma caminhada marcou o Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama. Cerca de 200 pessoas vestiram a camiseta distribuída pelo Sindicato e fizeram questão de participar.

Foi a primeira caminhada promovida pelo Sindicato, que já planeja outras ações nos próximos anos.

“Aderimos à  campanha para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção. Quanto mais cedo o câncer de mama for descoberto, maiores as chances de cura”, disse Rose Prado, diretora do Sindicato e organizadora do evento.

Famílias inteiras participaram. Mà´nica de Oliveira veio com a sogra e com a filha, Anna Júlia, de um ano. Todas vestidas com a cor rosa. “Foi uma ótima iniciativa do Sindicato. Viemos prestigiar”, disse Mà´nica.

IMG_1310[1]

Mà´nica de Oliveira ao lado da sogra, Tânia Rosa, e da filha Anna Júlia

Antes da caminhada houve um aquecimento com uma aula de dança do ventre. A caminhada foi em volta do lago grade com muita animação e, depois, uma aula de zumba encerrou as atividades.

“Muito importante para todas as mulheres lembrarem que é preciso fazer mamografia, que o câncer de mama mata, mas que também tem cura”, disse a dona de casa Elza Azevedo.

IMG_1396[1]

Elza (segunda, da direita para a esquerda), participou de todas as atividades

Representantes da União Brasileira de Mulheres estiveram no Clube de Campo para apoiar a iniciativa.

“Em outros meses do ano não há tanta divulgação, então, é um momento de chamar a atenção das mulheres para que cuidem da própria saúde, explicou Ieda Maria de Jesus, coordenadora regional de Jundiaí.

E não foram apenas as mulheres que participaram. Muitos homens vestiram a camiseta rosa para apoiar a causa. O metalúrgico aposentado Nelson Manoel Gomes disse que é preciso deixar o preconceito de lado quando o assunto é saúde.

“Não são apenas as mulheres que precisam fazer exames, nós homens também. Eu me cuido”.

IMG_1409[1]

Nelson Manoel Gomes fez questão de apoiar a campanha

O aposentado tem toda razão, por isso, no próximo mês, o Sindicato entra na campanha Novembro Azul, um alerta para que os homens façam exames e se previnam do câncer de próstata.

“Além de lutarmos por melhores salários, queremos que os trabalhadores tenham saúde e qualidade de vida”, disse Eliseu Silva Costa, presidente do Sindicato.

IMG_1383[1]

A caminhada foi em volta do lago grande, no Clube de Campo