Assembleia na Foxconn discute calendário anual

Nesta sexta-feira (24), diretores do Sindicato fizeram uma assembleia na unidade 1 da Foxconn para discutir os rumos do calendário anual. O objetivo é que os trabalhadores tenham todos os sábados livres. Atualmente, eles trabalham dois sábados por mês.

A negociação com a empresa já dura um tempo. O Sindicato chegou a rejeitar uma proposta na qual todos continuariam trabalhando 2 sábados por mês. Desta vez, o Sindicato levou ao conhecimento de todos uma nova proposta da empresa que reduz para um sábado trabalhado por mês.

A proposta deve ser votada pelos trabalhadores na próxima quarta-feira (29), em uma nova assembleia.

“Já foi um grande passo mas, ainda que eles aprovem essa proposta, continuaremos lutando por todos os sábados livres. Isso é muito importante para garantir aos trabalhadores momentos de lazer e de qualificação também, porque muitos aproveitam as folgas para fazer cursos”, disse Rose Prado, vice-presidente do Sindicato.

Participaram também da assembleia os diretores de base Leandro Cesar Viana Reis, Andréa Ferreira Barbosa, Daniel Silva e Ronaldo de Marchi, além do diretor Luis Carlos de Oliveira (Lu), que falou sobre a campanha salarial, ainda em negociação com a empresa. “O maior impasse está nas cláusulas da convenção coletiva que defendem o trabalhador da nova lei trabalhista, mas não vamos desistir, precisamos garantir que os direitos que já foram conquistados continuem valendo”, disse ele.