Campanha salarial 2015: mobilização por aumento real e melhoria de benefícios

O primeiro passo já foi dado. Na manhã deste domingo (13), o Sindicato recebeu a categoria metalúrgica em sua sede para a assembleia de aprovação da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2015. Buscando melhorias significativas como aumento real nos salários e em benefícios como o PLR  e  convênio médico, a pauta foi aprovada por unanimidade.

Melhorias estruturais na rotina dos trabalhadores também entraram na pauta, que será detalhada em números, porcentagens e alterações pontuais no decorrer da Campanha.

A reunião contou com a presença de toda a diretoria executiva e de base do Sindicato, e serviu para idealizar uma linha de estratégia plena para obter avanços nas negociações junto aos sindicatos patronais.

“Nesse momento inicial é muito importante que sejamos pacientes. O momento econà´mico que estamos vivendo exige isso. Esperamos poder mobilizar ainda mais os trabalhadores para que possamos garantir juntos todas as melhorias”, disse Eliseu Silva Costa, presidente do Sindicato.

O diretor Eléscio Caldato também destacou a importância da mobilização nesse momento. “Nós precisamos dos companheiros que estão nas fábricas, pois não podemos esquecer que foi graças à  união de todos que garantimos aumento real de salário nos últimos anos, além dos benefícios.”

O conjunto de pautas discutidas na assembleia será reunido com o da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo. O documento servirá como base na mesa de negociações com os sindicatos patronais, organizado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Depois disso, voltará para os sindicatos que farão nova assembleia para apresentar as propostas a todos os companheiros.

A data base da categoria é 1 º de novembro, dia que marca o início da aquisição dos direitos de todos os trabalhadores por meio do Acordo Coletivo de Trabalho ou de uma Convenção Coletiva de Trabalho.