31 de março de 1964: uma data para lembrar as conquistas da classe trabalhadora

Há exatos 52 anos, o Brasil vivia o Golpe Militar de 31 de março 1964. O então presidente João Goulart foi deposto, dando início a uma ditadura que se estendeu por 21 anos.

Para nós, sindicalistas e legítimos representantes dos trabalhadores, a data é importante para lembrar as conquistas da classe trabalhadora, bem com as muitas e muitas batalhas e vitórias que auxiliaram esse país a se transformar num Brasil democrático.

Vivemos um grave momento, um período que as denúncias de corrupção estampam os noticiários com uma frequência assustadora. E justamente em razão da luta de muitas pessoas pelas liberdades democráticas é que hoje temos a possibilidade de nos expressar livremente e de compreender como instituições, políticos e setores se organizam para conquistar o poder à s custas da exploração dos menos favorecidos, ameaçando diretos tão duramente conquistados.

Acreditamos que, num período como esse, o mais importante é que as instituições democráticas e a legalidade sejam mantidas. Essas são conquistas fundamentais do povo brasileiro e da classe trabalhadora.

Acostumados que somos em ser os porta-vozes do que acontece no chão da fábrica, cabe a nós a responsabilidade de continuar lutando para que a democracia se mantenha, que os direitos sejam respeitados e a liberdade não seja ameaçada.

Eliseu Silva Costa

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo.

Saiba Mais:

No link abaixo você relembra as principais  movimentações daquele fatídico dia 31 de março de 1964. Acompanhe:

Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí